O que é um termoscópio?
Figura 1. Montagem do experimento |
O termoscópio foi
inventando por Galileu Galilei e é um importante instrumento didático que
relaciona a temperatura com outras propriedades físicas dos materiais, sendo
útil para comparar temperaturas. O sistema é composto por uma esfera oca de
vidro, à qual estava conectado um tubo também de vidro. Aquecia-se a esfera com
as mãos e submergia-se a extremidade do tubo num recipiente contendo água.
Depois, uma vez resfriada a esfera, a água subia pelo tubo, ficando seu nível
final acima do nível da água no recipiente. A fim de que a observação fosse
facilitada. O termoscópio permitia avaliar qualitativamente o aumento ou
diminuição da temperatura, por meio do deslocamento do nível no interior do
tubo.
Objetivos e resultados
As
aulas práticas contribuem para o processo de ensino-aprendizagem, pois através
dos métodos que aliam a teoria com a prática, desmistificando conteúdos
específicos, trazendo para o dia a dia, podendo assim despertar interesses
pela disciplina ministrada e a emancipação do saber.
Figura 2. Finalização da montagem |
O intuito foi desenvolver uma prática experimental para explicitar melhor o conteúdo abordado pelo professor da disciplina, usando como base a experiência sensorial do aluno e verificando se essa abordagem irá ajudar no processo didático escolar.
Expondo
nova maneira de apresentar um conteúdo já visto por eles, mostrou que os alunos
estão interessados em aprender, porém formas tradicionais as vezes não chega em
muita gente, deve-se ver outras formas mais dinâmicas para acompanhar essa fase
do desenvolvimento deles, a adolescência é repleta de estímulos externos e nós
devemos persuadir o foco dos alunos, na sala de aula. Tendo em vista a
intenção imaginada, que era o fortalecimento da parceria professora/aluno,
conseguimos florescer a ideia em alguns alunos sobre a beleza da física e
pesquisar mais sobre o assunto de forma autônoma, que irá auxiliar a longo
prazo. O depósito bancário de informação
já não é bem visto por muito estudiosos, por isso a importância de didáticas
proativas na dinâmica escolar, pode-se concluir que quanto maior o estímulo, maior
será a capacidade dos jovens de se permitir e participar nas atividades
propostas.
Figura 3. Aplicação do experimento |
Considerações finais
A nossa experiência de estágio foi muito válida e extremamente enriquecedora.
Trabalhamos em uma área com a qual eu não tinha muito contato até então, e
durante este tempo foi possível adquirira muito conhecimento e áreas que sempre
tivemos curiosidade em conhecer.
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