quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

USO DO TERMOSCÓPIO NA DIDÁTICA ESCOLAR


O que é um termoscópio?
Figura 1. Montagem do experimento
O termoscópio foi inventando por Galileu Galilei e é um importante instrumento didático que relaciona a temperatura com outras propriedades físicas dos materiais, sendo útil para comparar temperaturas. O sistema é composto por uma esfera oca de vidro, à qual estava conectado um tubo também de vidro. Aquecia-se a esfera com as mãos e submergia-se a extremidade do tubo num recipiente contendo água. Depois, uma vez resfriada a esfera, a água subia pelo tubo, ficando seu nível final acima do nível da água no recipiente. A fim de que a observação fosse facilitada. O termoscópio permitia avaliar qualitativamente o aumento ou diminuição da temperatura, por meio do deslocamento do nível no interior do tubo.

Objetivos e resultados
As aulas práticas contribuem para o processo de ensino-aprendizagem, pois através dos métodos que aliam a teoria com a prática, desmistificando conteúdos específicos, trazendo para o dia a dia, podendo assim despertar interesses pela disciplina ministrada e a emancipação do saber.
Figura 2. Finalização da montagem
O intuito foi desenvolver uma prática experimental para explicitar melhor o conteúdo abordado pelo professor da disciplina, usando como base a experiência sensorial do aluno e verificando se essa abordagem irá ajudar no processo didático escolar. 
Expondo nova maneira de apresentar um conteúdo já visto por eles, mostrou que os alunos estão interessados em aprender, porém formas tradicionais as vezes não chega em muita gente, deve-se ver outras formas mais dinâmicas para acompanhar essa fase do desenvolvimento deles, a adolescência é repleta de estímulos externos e nós devemos persuadir o foco dos alunos, na sala de aula. Tendo em vista a intenção imaginada, que era o fortalecimento da parceria professora/aluno, conseguimos florescer a ideia em alguns alunos sobre a beleza da física e pesquisar mais sobre o assunto de forma autônoma, que irá auxiliar a longo prazo.  O depósito bancário de informação já não é bem visto por muito estudiosos, por isso a importância de didáticas proativas na dinâmica escolar, pode-se concluir que quanto maior o estímulo, maior será a capacidade dos jovens de se permitir e participar nas atividades propostas.
Figura 3. Aplicação do experimento

Considerações finais

A nossa experiência de estágio foi muito válida e extremamente enriquecedora. Trabalhamos em uma área com a qual eu não tinha muito contato até então, e durante este tempo foi possível adquirira muito conhecimento e áreas que sempre tivemos curiosidade em conhecer.




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