Introdução
A
proposta de atividade experimental surgiu diante do entendimento de que a
aliança entre a física teórica abordada em sala de aula deve ser trabalhada
juntamente com demonstrações experimentais, Moysés (2013, p. 8) diz: “A física
é uma ciência experimental, e um curso teórico deve necessariamente ser
acompanhado por um curso intensivo de laboratório. Sempre que possível, deve
haver demonstrações em sala de aula”.
Por estarmos inseridos no contexto do ensino
médio, não há como haver um curso intensivo de laboratório, mas as
demonstrações experimentais são sim possíveis. E é nesse contexto que nasce a
ideia de realizar uma atividade experimental/desafio com os alunos do primeiro
ano do Ensino Médio.
A atividade se trata de um experimento da Lei
de Hooke onde
os alunos puderam visualizar a deformação da mola, calcular a força e a
constante elástica e a massa de um corpo no final sendo que este último feito
foi proposto como um desafio no início da atividade.
Objetivo
Geral
Mostrar
uma das aplicações da Lei de Hooke.
Objetivos Específicos
•Entender
o conceito de constante elástica da mola;
•Revisar
as conversões de unidades do sistema internacional;
•Revisitar
a ideia de força peso;
•Perceber
que naquele contexto a força elástica do sistema era na verdade a
força gravitacional;
•Calcular
a massa de um corpo apenas utilizando o princípio da Lei de Hooke;
•Contribuir
com a construção de conhecimento.
Materiais
Um
suporte para mola com tripé, uma régua graduada de 60 cm, um suporte aferido
para
massas, 3 corpos com massa já informadas e 1 corpo cuja massa ainda seria
descoberta.
Procedimento Experimental
Em
primeiro momento o docente realizou uma breve revisão sobre o conteúdo
abordando os tópicos principais que os alunos precisariam para realizar o
experimento. Para estimular os alunos, o experimento foi aplicado em forma de
desafio, sendo que eles foram desafiados a encontrar a massa do corpo que ainda
não havia sido informada. Os alunos bolsistas ficaram junto com os alunos
auxiliando-os e tirando as possíveis dúvidas. Ao iniciar o experimento, eles
mediram o comprimento da mola e depois o comprimento dela com os corpos de
massas informadas presos no suporte de massas aferidas na extremidade da mola,
encontraram assim a deformação, depois calcularam a força peso
que estava atuando no sistema e por consequência a força elástica, com tudo
isso em mãos, os mesmos realizaram as devidas conversões de unidade e
utilizaram a Lei de Hooke para
descobrir a constante elástica da mola, neste momento questionamos se os mesmos
entendiam o significado da constante e recebemos respostas satisfatórias. De
posse da constante elástica, os alunos iniciaram a empreitada em busca da massa
do corpo prendendo ele no suporte de massas e observando a deformação da mola,
com isso eles novamente manipularam a equação da lei de Hooke e
encontraram a Força elástica que estava atuando no sistema e como já sabiam que
ela se tratava da força peso utilizaram a equação para finalmente encontrar a
massa do corpo.
Foto 1, 2 e 3 - Alunos realizando o experimento/desafio |
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