Entre as atividades que os alunos deveriam desenvolver para
competir na gincana estiveram as paródias. Agora vamos relatar uma pouco sobre
os avanços, o aprendizado, deficiências e erros.
A ideia de trabalhar a paródia foi para levar a competição
para as redes sociais, que é um tema que está presente segunda pesquisa feita
anteriormente em quase 60% dos alunos da escola. Logo como estávamos
trabalhando com esse público, procuramos unir aquilo que comumente lhes
despertariam interesse e lhes fossem agradáveis.
Confira o vídeo com depoimento das atividades
Partindo desse princípio começamos a idealizar e pesquisar
sobre esta etapa de atividades. Primeiramente as regras, exemplos, os bônus, os
ônus, as alternativas e também como acompanhar isso tudo. Afinal de conta
também somos somente aprendizes.
Para as regras os alunos deveriam estar atentos aos
seguintes quesitos:
Escolher uma música popular;
Criar a letra de sua paródia a partir da música escolhida;
Envolver na letra e produção as três grandezas físicas,
(comprimentos, tempo e massa) e o Meio Ambiente;
Produzir suas próprias paródias preferencialmente no
ambiente escolar (plágio significaria eliminação);
Carregar as mesmas na página da rede social criada
especificamente para este fim;
E divulgar entre seus familiares, amigos e meio social como
um todo o trabalho por eles desenvolvidos;
Sabendo-se que a paródia mais compartilhada e que obtivesse
mais curtidas levarias 200 pontos bônus para a competição no dia da gincana.
Todo esse planejamento foi passado aos alunos quando se
explicou como funcionária a gincana como um todo.
Depois de instruídos eles estavam aptos para iniciar os
trabalhos e nos acadêmicos a acompanhá-los em suas dúvidas, dificuldades e
excessos que eventualmente estariam por vir.
A partir desde momentos eles deveriam iniciar suas
atividades e foi de fato o que a maioria deles fizeram.
No mesmo dia nos grupos de interação que foram criados no
what’s Sap já circulavam entre eles na maior empolgação belas músicas, vozes e letras
das referidas paródias.
As músicas e letras foram bem várias, desde músicas
sertanejas ao funk. Eles se envolveram com uma garra que nos surpreendeu. Era
um verdadeiro corre-corre para fazerem o melhor que eles podiam, afinal, todos
queriam ganhar.
Foi então que começaram a aparecer as dificuldades, algumas
delas foram:
·
Um pouco por inexperiência nossa que podíamos
ter facilidade ou orientado um pouco melhor com algumas dicas simples para
melhorar por exemplo o áudio da gravação;
·
A conexão adequada para carregar as paródias na
rede social na internet;
·
O pouco espaço de tempo;
·
A quantidade de turmas que foi um pouco grande e
como a apresentação das regras da gincana foi de turma por turma, algumas ficam
para alguns dias depois o que os colocou em certa desvantagem com relação ao
tempo de produção que as turmas que receberam a palestra no início da semana
por exemplo;
·
Depois de carregadas as paródias na página
algumas salas usaram de um aplicativo para conseguir curtidas do qual nos
enquanto equipe organizadora nem tínhamos conhecimento, portanto não tínhamos
esclarecido isso nas regras, o que nos impossibilitou de penalizar de primeira
mão quem usou desses recursos. Até mesmo porque nos faltava perícia e tempo
para descobrir que tinha ou não usado o tal recuso. Esse foi inclusive uns dos
nossos maiores problemas.
Todas as salas fizeram um excelente trabalho, diante aos
recursos que disponibilizavam. Este por fim foi uma outra dificuldade que
tivemos em pontuar as salas.
Os alunos ficaram muitos alvoraçados, todos queriam ganhar
os pontos extras e os pontos normais.
Para os pontos extras como relatamos ainda pouco virou um
verdadeiro caos devido aos recursos para ganhar curtidas. Por fim a sala que
ganhou os pontos extras abriu mão dos mesmos pois independentes deles ao fim da
gincana com a somatória dos pontos sairia campeã.
E por fim, diante a todas essas dificuldades nos faltou
perícia e uma certa habilidade para resolver de uma maneira menos desgastante
esses conflitos. Mas, ainda assim, em
vez de uma sala só ser campeã, decidimos que as três mais pontuadas levariam os
mesmos benefícios.
O que foi uma saída até pacifica para os empasses que
encontramos na gincana. Contudo, se nos tivesses os recursos financeiros
necessários, todos seriam campeões, pois todos desenvolveram um excelente
trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Aprendendo a aprender, aprendendo a ensinar."
Agradecemos seu comentário.