domingo, 26 de julho de 2015

1ªGfimaJBC x Paródias

Entre as atividades que os alunos deveriam desenvolver para competir na gincana estiveram as paródias. Agora vamos relatar uma pouco sobre os avanços, o aprendizado, deficiências e erros.
A ideia de trabalhar a paródia foi para levar a competição para as redes sociais, que é um tema que está presente segunda pesquisa feita anteriormente em quase 60% dos alunos da escola. Logo como estávamos trabalhando com esse público, procuramos unir aquilo que comumente lhes despertariam interesse e lhes fossem agradáveis.

Confira o vídeo com depoimento das atividades

Partindo desse princípio começamos a idealizar e pesquisar sobre esta etapa de atividades. Primeiramente as regras, exemplos, os bônus, os ônus, as alternativas e também como acompanhar isso tudo. Afinal de conta também somos somente aprendizes.
Para as regras os alunos deveriam estar atentos aos seguintes quesitos:
Escolher uma música popular;
Criar a letra de sua paródia a partir da música escolhida;
Envolver na letra e produção as três grandezas físicas, (comprimentos, tempo e massa) e o Meio Ambiente;
Produzir suas próprias paródias preferencialmente no ambiente escolar (plágio significaria eliminação);
Carregar as mesmas na página da rede social criada especificamente para este fim;
E divulgar entre seus familiares, amigos e meio social como um todo o trabalho por eles desenvolvidos;
Sabendo-se que a paródia mais compartilhada e que obtivesse mais curtidas levarias 200 pontos bônus para a competição no dia da gincana.
Todo esse planejamento foi passado aos alunos quando se explicou como funcionária a gincana como um todo.
Depois de instruídos eles estavam aptos para iniciar os trabalhos e nos acadêmicos a acompanhá-los em suas dúvidas, dificuldades e excessos que eventualmente estariam por vir.
A partir desde momentos eles deveriam iniciar suas atividades e foi de fato o que a maioria deles fizeram.
No mesmo dia nos grupos de interação que foram criados no what’s Sap já circulavam entre eles na maior empolgação belas músicas, vozes e letras das referidas paródias.
As músicas e letras foram bem várias, desde músicas sertanejas ao funk. Eles se envolveram com uma garra que nos surpreendeu. Era um verdadeiro corre-corre para fazerem o melhor que eles podiam, afinal, todos queriam ganhar.
Foi então que começaram a aparecer as dificuldades, algumas delas foram:
·         Um pouco por inexperiência nossa que podíamos ter facilidade ou orientado um pouco melhor com algumas dicas simples para melhorar por exemplo o áudio da gravação;
·         A conexão adequada para carregar as paródias na rede social na internet;
·         O pouco espaço de tempo;
·         A quantidade de turmas que foi um pouco grande e como a apresentação das regras da gincana foi de turma por turma, algumas ficam para alguns dias depois o que os colocou em certa desvantagem com relação ao tempo de produção que as turmas que receberam a palestra no início da semana por exemplo;
·         Depois de carregadas as paródias na página algumas salas usaram de um aplicativo para conseguir curtidas do qual nos enquanto equipe organizadora nem tínhamos conhecimento, portanto não tínhamos esclarecido isso nas regras, o que nos impossibilitou de penalizar de primeira mão quem usou desses recursos. Até mesmo porque nos faltava perícia e tempo para descobrir que tinha ou não usado o tal recuso. Esse foi inclusive uns dos nossos maiores problemas.
Todas as salas fizeram um excelente trabalho, diante aos recursos que disponibilizavam. Este por fim foi uma outra dificuldade que tivemos em pontuar as salas.
Os alunos ficaram muitos alvoraçados, todos queriam ganhar os pontos extras e os pontos normais.
Para os pontos extras como relatamos ainda pouco virou um verdadeiro caos devido aos recursos para ganhar curtidas. Por fim a sala que ganhou os pontos extras abriu mão dos mesmos pois independentes deles ao fim da gincana com a somatória dos pontos sairia campeã.
E por fim, diante a todas essas dificuldades nos faltou perícia e uma certa habilidade para resolver de uma maneira menos desgastante esses conflitos. Mas, ainda assim,  em vez de uma sala só ser campeã, decidimos que as três mais pontuadas levariam os mesmos benefícios.

O que foi uma saída até pacifica para os empasses que encontramos na gincana. Contudo, se nos tivesses os recursos financeiros necessários, todos seriam campeões, pois todos desenvolveram um excelente trabalho. 

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