Descrição: Experimento de eletrodinâmica que visa apresentar e
aproximar aos alunos alguns conceitos de eletrodinâmica tendo foco principal
nos circuitos elétricos em série e paralelo e suas características. Além de
algumas grandezas mais básicas como, corrente, tensão e resistência.
Material Necessário:
01- Placa de
Madeira.
03- Lâmpadas.
01-
Interruptor.
08- Presilhas.
01- Fio para
circuito flexivel de
01-Multímetro.
Procedimento
Experimental:
01- Montar o
experimento confrome a figura abaixo.
|
Figura 1: Circuito
elétrico montado.
02 -Antes de se apresentar o exeperimento em si, é
preciso elaborar uma revisão aos alunos
principalmente em relação a alguns conceitos fundamentais de
eletrodinâmica, como, corrente, resistência, tensão, circuito em série e em
paralelo. Estes conceitos e fenômenos serão de significativa importância para
uma boa absorção de informações pelos alunos com o auxílio do experimento. A
parte matemática que envolve as equações e suas consequência é interessante ser
intensificada caso o multímetro seja utilizado, já que, com isso no final das
observações podem ser feitas comparações entre a previsão teórica e a
experimental detectada pelo aparelho.
03- Com o experimento montado podemos conseguir com o
mesmo dois efeitos, o primeiro é de um circuito em série ligando os fios e
presilhas conforme a figura 1 com a observação de se retirar os jumpers que sã
conexões feitas em cima de conexões já existentes. Conseguinte utilizando o
multímetro e as observações de como o circuito se mostra em relação a
luminosidade das lâmpadas e outras características fica evidente na prática o
que é um circuito em série e suas propriedades.
04- Para que se consiga o segundo efeito o de circuito
em paralelo basta montar o circuito conforme a figura 1 e fazer as observações que irão denunciar o circuito como sendo na prática um circuito
em paralelo.
05- Tendo posse de alguns dados como potência da
lâmpada, tensão da tomada e medidas no
multímetro pode-se testar alguns valores na teoria de forma matemática com o
auxílio do aparelho é interessante comparar os valores práticos e teóricos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Aprendendo a aprender, aprendendo a ensinar."
Agradecemos seu comentário.