quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Associação de circuitos elétricos

Introdução
Trata-se de um experimento de dois circuitos: em série e em paralelo. Ambos abrangem vários conceitos físicos que podem ser levados para sala de aula, como, Geradores, Corrente Elétrica, Primeira e Segunda lei de Ohn, Receptores, Resistores, Capacitadores, Fios condutores, primeira e segunda lei de Kirchhoff.
Materiais Utilizados
 4 pilhas de 1,5 volts cada;
 6 lâmpadas de pisca-pisca;
 2 botões de liga e desliga;
 Isopor (30x20) 1 E.V.A.
 (30X20) Tachinhas e cerca de 40cm de fio.


Montagem
Etapa 1: Pegue o E.V.A. e cole sobre o isopor;
Etapa 2: Encaixe 3 pisca-pisca um ao lado do outro para fazer o circuito em série e coloque os outros 3 pisca-pisca um embaixo do outro para fazer o circuito em paralelo;
Etapa 3: Com ajuda do fio coloque nos dois circuitos as pilhas e o botões de liga e desliga de forma que uma ponta do circuito em série seja uma tachinha e no circuito em paralelo as duas pontas que ligam o lado positivo e o negativo das pilhas sejam conectados por tachinhas nas pontas como na figura 01 – A
Procedimento Experimental
Os alunos foram levados ao laboratório de ciências da escola onde se encontram 7 bancadas e houve a divisão de 7 grupos, para que, cada grupo ficasse com uma bancada. O experimento da figura 1.C foi levado nos grupos de forma sequencial fazendo com que o próprio aluno manuseie o experimento e tire suas conclusões, esse experimento serviu de ferramenta para ajudar os alunos na verificação da prática com a teoria.

Bolsista: Larissa Joyce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Aprendendo a aprender, aprendendo a ensinar."
Agradecemos seu comentário.