Introdução
Trata-se de um experimento de dois circuitos: em série e em paralelo. Ambos
abrangem vários conceitos físicos que podem ser levados para sala de aula, como,
Geradores, Corrente Elétrica, Primeira e Segunda lei de Ohn, Receptores, Resistores,
Capacitadores, Fios condutores, primeira e segunda lei de Kirchhoff.
Materiais Utilizados
4 pilhas de 1,5 volts cada;
6 lâmpadas de pisca-pisca;
2 botões de liga e desliga;
Isopor (30x20)
1 E.V.A.
(30X20)
Tachinhas e cerca de 40cm de fio.
Montagem
Etapa 1: Pegue o E.V.A. e cole sobre o isopor;
Etapa 2: Encaixe 3 pisca-pisca um ao lado do outro para fazer o circuito em série e
coloque os outros 3 pisca-pisca um embaixo do outro para fazer o circuito em
paralelo;
Etapa 3: Com ajuda do fio coloque nos dois circuitos as pilhas e o botões de liga e
desliga de forma que uma ponta do circuito em série seja uma tachinha e no circuito
em paralelo as duas pontas que ligam o lado positivo e o negativo das pilhas sejam
conectados por tachinhas nas pontas como na figura 01 – A
Procedimento Experimental
Os alunos foram levados ao laboratório de ciências da escola onde se
encontram 7 bancadas e houve a divisão de 7 grupos, para que, cada grupo ficasse
com uma bancada.
O experimento da figura 1.C foi levado nos grupos de forma sequencial fazendo
com que o próprio aluno manuseie o experimento e tire suas conclusões, esse
experimento serviu de ferramenta para ajudar os alunos na verificação da prática com
a teoria.
Bolsista: Larissa Joyce
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Aprendendo a aprender, aprendendo a ensinar."
Agradecemos seu comentário.